Por:
Josyanne Rita de Arruda Franco
Regional SÃO PAULO
Presidente Nacional 2017/2018
E-mail: josyannerita@gmail.com
Jundiaí, 02 de janeiro de 2017.
Josyanne Rita de Arruda Franco
Regional SÃO PAULO
Presidente Nacional 2017/2018
E-mail: josyannerita@gmail.com
Jundiaí, 02 de janeiro de 2017.
Caríssimos confrades e confreiras,
Iniciamos hoje, oficialmente, nossa
caminhada à frente da SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES - SOBRAMES,
percurso estabelecido democraticamente por meio do voto para o biênio
2017-2018.
Todo caminhar profícuo se faz com perseverança, fé e confiança, componentes que tecem forte rede de relacionamento entre as pessoas que se juntam para o percurso. Trabalho, parceria, comunicação e solidariedade vão fortalecendo e sedimentando os elos da corrente de importância e significado da SOBRAMES, engrandecendo e projetando a instituição no cenário nacional e para além do pátrio território.
Dirijo-me a todos para pedir o apoio e a determinação que a cada dia fortalecerão nossa SOBRAMES. Para a nova caminhada, temos a melhor companhia, pois cada membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES é conselheiro, dirigente, suporte e apoio para ideias, inovações e desenvolvimento da sociedade. Familiares e amigos também são alianças reconhecidamente importantes, porque compreendem e prestigiam o que a SOBRAMES representa para cada um de nós.
Neste primeiro e quase findo dia útil de 2017, todos estão convidados ao congraçamento permanente, estreitando laços, empenhando esforços e mobilizando os associados de cada estado. Para isso, algumas ideias poderão facilitar o intercâmbio entre as regionais, fazendo-nos conhecedor de cada membro da querida confraria.
Sugiro que planejem uma agenda semestral de eventos com ideias que já estão germinando e ganhando forma (palestras, saraus, reuniões, encontros). Enviem o planejado para o meu endereço eletrônico, a fim de que eu possa discutir com os demais diretores e colocar em agenda, organizando-me para prestigiar quando for possível.
A SOBRAMES precisa resgatar antigos associados e angariar novos sócios. Há regionais que contam com pouquíssimos membros e alguns com endereços eletrônicos desatualizados. É importante haver atualização cadastral para sabermos quantos somos, quem somos e onde estamos. Isso deverá nos mobilizar, conferindo retrato e identidade aos componentes do corpo diretivo e aos sócios inscritos em cada estado, informações que serão de conhecimento geral.
Sabemos que interesses comuns facilitam a ampliação da rede de contatos. Muitos dirigentes e associados pertencem a variadas agremiações científicas, culturais e sociais. Façamos desses canais portas de acesso para a divulgação da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, aproveitando a oportunidade de fazer ecoar nossa Sociedade para além das fronteiras sobramistas.
Nossa elite de médicos escritores conta com sócios que são professores universitários, preceptores, orientadores e também alunos; poderão ajudar, levando informações sobre a SOBRAMES aos colegas e discentes, promovendo o alargamento do horizonte de alcance da atividade literária de médicos escritores e incentivando novas associações.
Reuniões e encontros mensais ou mesmo a cada dois meses também são necessários para fortalecer as regionais, imprimindo ritmo e frequência às atividades. Onde houver poucos membros, talvez um café com poesia, alguns minutos de prosa literária no intervalo do trabalho, uma pizza de vez em quando à noite ou mesmo a simples presença em uma roda de amigos será uma oportunidade de falar sobre arte, em salutar respiro das atribulações cotidianas.
Se algum associado tiver contato com colegas de estados que ainda não têm uma regional da SOBRAMES, especialmente nos estados de fronteira, peço que divulguem e estimulem a criação de uma nova regional, tornando-se padrinhos afetivos da confraria.
Muito existe para fazer, longa é a estrada para caminhar em curto período, mas vale o grande entusiasmo e a vontade generosa que nos têm movido. Enviem ideias para que juntos possamos estudar a possibilidade de realizá-las. Aproximem-se, tragam o desejo de sonhar novos rumos, façam da SOBRAMES uma pequena parte do seu projeto pessoal, construindo no coletivo o que for possível ao biênio que agora iniciamos.
Finalmente, gostaria que transmitissem aos demais associados o teor da correspondência que ora lhes envio, sensibilizando-os para uma gestão solidária, participativa, fraterna e acolhedora.
Agradeço a compreensão para o aspecto mais intimista do nosso primeiro contato oficial, característica que insiste em me acompanhar e faço questão de aceitar, porque considero que nos aproxima, motiva e reúne para a mesma causa.
Encaminho um abraço afetuoso a todos, desejando saúde, prosperidade, calor e amizade norteando nossos caminhos.
Sigamos. Feliz 2017-2018!
Josyanne Rita de Arruda Franco
Presidente da Sociedade Brasileira
de Médicos Escritores - SOBRAMES
Biênio 2017-2018***