05 julho, 2017

A LONGA NOITE DA VIDA

Por:
Josyanne Rita de Arruda Franco
Regional SÃO PAULO
Presidente Nacional 2017/2018
E-mail: josyannerita@gmail.com






O inverno chegou trazendo o tempo do aconchego, da proximidade que nos faz lembrar que precisamos do calor humano para sentir que pertencemos a algum lugar, que compartilhamos de ideias e afetos com um círculo fraterno importante e que a intimidade e a introspecção se fazem necessárias às descobertas.

Para muitos poetas e outros artistas, a estação também remete à solidão e ao desamparo por evocar a lembrança da finitude, o envelhecimento inexorável a quem permanece vivo contabilizando primaveras.
      
Fins e recomeços podem construir metáforas poderosas associadas ao inverno, beleza que se desnuda em prosa e poesia e se apresenta tanto na música contemporânea quanto na erudita, bem como na apreciação de obras de arte dos gênios da humanidade.
      
Pensar sobre o inverno e o que ele nos trará nos próximos meses acabou por me remeter ao grande sobramista Dr. Flerts Nebó, que partiu para a sua longa noite no mês passado. Ainda posso vê-lo reclamando do frio paulistano, com sua ironia peculiar e um tanto rabugenta, oferecendo, em cada assunto, rico acervo de informações que ilustravam sua cultura ampla e aguda inteligência.
      
Por questões de saúde e pela idade avançada nosso amigo estava recluso, vez por outra enviando notícias e perguntando sobre a regional paulista, pois amava nossa Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e sentia falta da convivência animada e cheia de euforia que os encontros literários promoviam.
      
Remexendo papeis, encontrei várias anotações do Dr. Flerts em meu arquivo pessoal. O bom amigo foi um orientador precioso em várias oportunidades e, graças ao generoso investimento pessoal, foi meu padrinho na Academia Brasileira de Médicos Escritores – ABRAMES. Gratidão é a palavra que define meu sentimento.
      
Senti necessidade de fazer ao amigo uma saudação póstuma, na tentativa de trazer para perto de todos a sua lembrança forte e perseverante. Sempre acompanhado de sua esposa Madalena enquanto ela viveu, Nebó percorreu o Brasil e alguns caminhos do mundo, representando com orgulho e vigor a nossa SOBRAMES
     
A SOBRAMES sentiu no frio com a partida do ilustre confrade, pioneiro e determinado em tudo que fez. O vento gélido da estação soprou saudade e chamou lembranças, deixando nosso coração entristecido e um vazio permanente no assento de honra da Regional São Paulo.
      
Flerts Nebó se tornou uma lenda para a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES. Podemos rever sua disposição e solidariedade em muitas atitudes generosas que despontam nas diversas regionais da SOBRAMES.
      
Em cada casal de associados que viaja junto, cultivando o sonho comum que abraça prosa e poesia, percebemos Flerts e Madalena Nebó, envolvidos em casacos e cachecóis, com as faces coradas de orgulho e satisfação entre os amigos, divulgando a Sociedade. Uma lição aprendida e um aprendizado para colocar em prática.
      
Confrades e confreiras, nós também estamos fazendo história... e seremos lembrados com carinho e respeito por todos aqueles que convivem conosco. Somos artesãos da nossa jornada, devemos, portanto, caminhar com disposição e entusiasmo, abraçando nossa causa e nos reunindo nas oportunidades que a confraria nos oferece.
      
São Paulo proporciona aos sobramistas sua XIV Jornada Médico-Literária Paulista, de 24 a 26 de agosto próximo.
     
O Rio de Janeiro sediará com honra e alegria a IX Jornada da SOBRAMES, de 19 a 21 de outubro vindouro.
      
Recebemos convite de Macau, China, para o XI Congresso da UMEAL que acontecerá de 01 a 04 de novembro do corrente.
      
As regionais da SOBRAMES empenham esforços para o merecido destaque em suas atividades: saraus, palestras, reuniões festivas e de diretoria alimentam de cultura e vitalidade o encontro de médicos escritores.
      
Acreditemos na força que une e desperta o desejo de consolidarmos nossa SOBRAMES, empenhando esforços para pavimentar nosso caminho, buscando dias de sol e calor que renovam as expectativas.
      
As estações se sucedem, tudo precisa concluir seu ciclo. Que a longa noite da vida ainda esteja muito distante de nós, dando-nos oportunidade para realizarmos muitos outros sonhos de conquistas vibrantes, celebradas e compartilhadas em sucessivas estações de saúde e alegrias.
      
Sigamos!


                               
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...